09 julho, 2017

UM PEDIDO FEITO PESSOALMENTE É 34 VEZES MAIS BEM SUCEDIDO DO QUE UM MAIL

“Ask in person: You’re less persuasive than you think over email”

Uma pesquisa  publicada recentemente no Journal of Experimental Social Psychology, descobriu que as pessoas tendem a superestimar o poder de sua persuasão através de uma comunicação baseada em texto e subestimam o poder de sua persuasão face to face. 

Por que as pessoas pensam que o e-mail é igualmente eficaz quando claramente não é ? A resposta é que muitas vezes, é mais conveniente e confortável usar a comunicação baseada em texto do que abordar alguém em pessoa.

Sabemos que o ato de comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade e principalmente nas organizações. A comunicação direta evita ruídos e tem a capacidade de agregar um conjunto de benefícios para todos, o olho no olho traz credibilidade, confiança no processo. 

A interação face a face é um aspecto importantíssimo nas empresas, capaz de fortalecer as relações entre colaboradores, melhorar o ambiente de trabalho entre outros benefícios.

Se você tem um pedido importante a fazer ao seu colega de trabalho, não pense duas vezes: esqueça o e-mail e faça o pedido pessoalmente.

A mensagem final que gostaria de deixar é que antes de enviar um e-mail, certifique-se que o assunto foi alinhado e ele será escrito apenas para formalização. Caso não seja esse o intuito, ligue ou marque pessoalmente. Você será mais efetivo!! Não subestime a comunicação face to face. Ela é a melhor que existe.

REDAÇÃO LIFESTYLE EXECUTIVO: Marcela Martins Pimenta
Pesquisa divulgada em : Journal of Experimental Social Psychology

3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Muito bom o texto, isso talvez explique por que as relações interpessoais dentro das corporações a cada dia diminui. Parabéns Marcela pelo o blog, conteúdo relevante e de alto nível. Siga em frente.

    Abs Marco Aurelio Chaves

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  3. Adorei o conteúdo e concordo totalmente , parabéns pelo conteúdo do blog, Marcela.

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